Menu

The Life of Lindahl 381

landtyvek27's blog

O Mercado De Trabalho Contemporâneo E Tuas Algumas Necessidades

O Concurso Público Prefeitura De Franca


Houve data em que, ao prestar vestibular, o estudante era submetido à sabatina oral. Portanto, certa moça do Rio de Janeiro, nos anos 50, se viu diante do professor pela tentativa de entrar para a instituição de ensino de Medicina. — Deste jeito diga-me lá, mocinha, formiga faz xixi? Espantada a menina, instintivamente, coçou a cabeça. Depois prendeu o lábio inferior entre o indicador e o polegar da mão direita como se, dali, pudesse sacar a resposta. No fim de contas, suspirou um tímido “pra lhe discutir a verdade, não faço a menor ideia se esse inseto da família Formicidae, ordem dos Hymenoptros, verte água”.


O mestre deu um sorriso de canto de boca e, sem dó nem sequer piedade, reprovou a aluna. Que, soube-se depois, prestou novo vestibular no ano seguinte, passou, acabando por tornar-se uma das grandes médicas cariocas. Na realidade esta historinha, real, podes pilotar a vários caminhos. A mim, como por exemplo, levou à recordar o Almanaque do Biotônico Fontoura, extraordinária publicação que durou de 1920 a 1985. E na qual as pessoas encontravam palpável mundo de pequenas dicas. Que, quem sabe, poderiam ter levado a vestibulanda a responder com segurança se as formigas urinam ou não.


Para quem, nos anos 40, morava nos rincões do Brasil, e não só os remotos do Norte e Nordeste, todavia até no chamado Sul Maravilha, a chegada do Almanaque, distribuído em farmácias, era um acontecimento. E nem sequer poderia ser de outro jeito, já que a publicação foi bolada por Monteiro Lobato, um dos grandes escritores brasileiros, com o suporte do seu amigo farmacêutico Cândido Fontoura, que abraçou e financiou a ideia. Eleição Não é Impedimento Para Promoção De Concurso O Dia -se de publicaçãozinha mais ou menos do tamanho de um livro, com não mais de 30 ou 40 páginas. Basicamente trazia sugestões de curiosidades, horoscopo, dias bons pra pesca (de acordo com a fase da lua) e até histórias em quadrinhos.



  • Período do curso (se neste momento está concluído ou ainda afinal de contas)
  • 8° FIAP (SP) Gestão de Tecnologia da Dica
  • 28/11/2017 - Mestrado
  • Recinto do Curso
  • Por correio postal para o endereço

Nestas o vasto personagem era o Jeca Tatuzinho, inspirado na fabricação lobatiana do Jeca Tatu. Cofundador Da Nike Doará US$ 400 Mi A Pesquisas Sobre isso Problemas Mundiais , super bem desenhados, tinham cunho educativo retornado para a saúde, a publicar meios e modos dos moradores do interior se verem livres das verminoses. Naturalmente que também anunciavam os medicamentos contra lombrigas criados pelo mesmo laboratório que colocava nas prateleiras o Biotônico Fontoura. Imagino que, na história da propaganda brasileira, o Almanaque tenha sido fenômeno até hoje não igualado. Basta lembrar que, ao ser lançado, veio com tiragem de quase três milhões de exemplares.


E o que cristaliza ainda mais a faceta de fenômeno é que, ao sumir o excelente informativo, em meados dos 80, a tiragem andava pelos cem milhões. Como conseguiram matar alguma coisa com uma penetração dessas? Site Do Vinho do Almanaque, que chegava ao meu chão da infância, Mocajuba, no âmago da Amazônia profunda, nos navios, aprendi muita coisa.


Como lá não havia farmácia, quem distribuía era o dono do único armazém onde o xarope e os remédios para vermes do Laboratório Fontoura eram vendidos. Na porta do comerciante, Seu Romão, formava-se fila dos que desejavam ganhar a revistinha. Em anos mais recentes li, em algum recinto, que um longo arrazoado de professor que fazia doutorado e mestrado em Intercomunicação, tinha o famoso Almanaque como cenário.


Go Back

Comment

Blog Search

Comments

There are currently no blog comments.